Histórico: O Brasileiro Real é fruto de um projeto da Federação Brasileira do Gato (FBG) para a criação do Pêlo Curto Brasileiro, durante o período de sua associação com a WCF (World Cat Federation), que culminou no seu reconhecimento, em 1998, como Brazilian Shorthair. Raça descende de gatos de rua, origem miscigenada. Através de insistente seleção, a morfologia da raça foi projetada como intermediária entre os tipos European e Oriental, não exatamente parecido com eles, mas permite similaridades com raças portadoras de pelagem curta e rabo comprido.
Comportamento: Ágil, curioso, engraçado, amoroso, vive entre nossos pés, nos fazendo tropeçar neles.
Características físicas: Com boa estrutura óssea, elegante e delgado, pesado para a aparência, temperamento bom e amigável. Orelhas grandes e largas desde a base, viradas para frente. Olhos grandes, ligeiramente ovalados (cor varia do dourado ao cobre). Pernas elegantes, patas delicadas nas fêmeas e maiores nos machos (5 dedos na frente e 4 atrás), cauda longa e afinando até a ponta.
Característica marcante: dimorfismo sexual (machos crescem e encorpam entre 2 e 3 anos, diferenciando-se das fêmeas, bem menores).
Cuidados e higiene: Normais: boa alimentação e vacinas regulares.