Por Victor VASQUES
Gato, cachorro ou periquito. Não importa qual o seu animal preferido, quase todo mundo possui (pelo menos) um. Não é só isso, segundo o UOL Economia, só no Brasil, eles representam cerca de 50 milhões (um para cada quatro pessoas) e movimentaram, em 2012, um mercado de R$ 12,7 bilhões.
Agora imagine, se por algum motivo, você perde o seu bichinho? Nem sempre eles são encontrados por alguém da vizinhança e muitas vezes podem andar quilômetros (exemplos como a cadela Abby que, com 8 anos de idade e cega, conseguiu andar 16 quilômetros na neve, antes de ser encontrada por um veterinário, graças ao Facebook).
Foi entendendo a força das redes sociais (e dos aplicativos) que a pernambucana Cappen desenvolveu o Petts, um aplicativo que usa a geolocalização para encontrar e cadastrar animais perdidos.
Disponível gratuitamente para iOS, o aplicativo permite que o usuário busque o seu animal perdido pela localização ou pelas características físicas.
De acordo com Felipe Medeiros, sócio da agência desenvolvedora do aplicativo, em pouco mais de um mês de existência a ferramenta já ganhou mais de 20 mil usuários em sua fanpage do Facebook. Ele ainda completa: “Até Março de 2013, temos previsão de lançar uma versão para Android e o website, para aqueles usuários que não possuem smartphones”