Censo quatro patas
Popularidade: o pug é a 11ª raça mais popular no Brasil.
Nomes mais batizados: Mel e Bob.
Os cães da raça Pug são considerados um dos cães mais antigos do mundo e sempre fizeram sucesso por onde passaram.
De acordo com a história, a raça surgiu na china, em meados de 700 a.C!
Também existem documentos relatando que esses pets pertenciam à realeza e teriam o seu próprio espaço e servos dentro do palácio. Vida boa, não?
Foi por volta do final do século XVI nossos amiguinhos começaram a viajar para o ocidente, sendo a Holanda o primeiro país a recebê-los (por conta da companhia mercantil Dutch East India).
Ah, não é desde sempre que a raça tem esse nome. O que se sabe é que quando chegaram à França ficaram conhecidos como “Carlin”, na Espanha como “Dugollo”, na Alemanha “Mops” e na Itália eram chamados de “Caganlino”.
Parece que somente em meados de 1688 que o nome Pug foi atribuído à raça. A partir daí, os pugs ficaram “famosinhos” por toda a Europa, sendo registrados em diversas obras de arte.
Essa é uma pergunta bem interessante, há quem diga que o nome vem do latim pugnos, que significa “punho”, já que o focinho achatado deles lembraria um punho humano.
Outras pessoas afirmam que o nome decorre da semelhança de suas expressões faciais e de um macaco de Manzana chamado Pug.
Os Pugs foram registrados no American Kennel Club (AKC) em 1885, sendo, atualmente, a 24º raça mais registrada no AKC.
Fisicamente, é um cão pequeno e musculoso, com a carinha cheia de dobras. O focinho, é quadrado e os olhinhos escuros e grandes. Ele pode pesar de 6,3 a 8,1 quilos.
O pelo do Pug é liso e curtinho. A suas cores podem variar: abricot, prateado, preto e fulvo. O rabo é em formato de espiral com uma ou duas voltas.
Os cães da raça Pug têm um temperamento tranquilo e usam todo o seu tamanho para serem bem determinados, o que implica em um pouquinho de teimosia – às vezes, ou um pouco mais que às vezes.Sua colocação no livro A Inteligência dos Cães de Stanley Coren é a 57, o que mostra que o Pug é um companheiro que aprende rapidamente – claro, se treinado certinho!
Qualquer animalzinho, não importa o quão inteligente for, se não for educado, desenvolverá hábitos indesejados, como fazer xixi fora do lugar e ansiedade de separação.
Uma boa dica para que seu Pug seja um cão educado e obediente é socializá-lo, tanto com outros pets como com outros humanos.
O Pug é considerado um cão de pequeno porte e que não exige muuuita atividade física – o que NÃO significa que ele vai ficar dormindo o dia todo, ok?
Lembre-se, energia acumulada é igual à destruição.
Toda raça tem suas especificações, exigindo cuidados especiais. Com o Pug não é diferente. Veja alguns cuidados que é preciso ter ao optar pela raça:
Os nossos amiguinhos adaptam-se facilmente em qualquer ambiente, não importa se é um flat ou uma casa com quintal, para ele, qualquer lugar é sinônimo de diversão.
A combinação Pug e criança é perfeita, já que é um cãozinho muito brincalhão. Entretanto, como qualquer situação que envolva crianças, é sempre importante os pais supervisionarem as brincadeiras.
Isto porque, os olhinhos do Pug, por exemplo, são muito expostos e sensíveis e, dependendo do tipo de brincadeira, a criança pode acabar machucando seu pet.
O que você pensa a respeito de um cachorrinho tão agitado? Não sei qual foi sua resposta, mas o Pug é um cão silencioso e raramente os seus tutores reclamam de latidos excessivos.
Por ser um fiel companheiro, o Pug é o tipo de cachorro que vai sentir muita falta do dono caso fique em casa sozinho. Por isso, não é recomendado deixá-lo sozinho em casa, ainda que por pouco tempo.
O Pug é um cachorro de pelo liso e curto, logo, não dá muito trabalho para o dono quanto aos seus cuidados.
Ainda assim, solta bastante pelo. Por isso, para evitar que a casa fique com muitos pelos, é interessante que o tutor escove os pelos do Pug diariamente, retirando a camada de pelos mortos.
Outra dica importante é manter os cuidados de banho e higienização em dia, assim você evita problemas de pele e, consequentemente, a queda excessiva de pelos.
Se você achou os cães da raça Pug tudo de bom, deve estar se perguntando: quanto custa um pug? De acordo com os principais canis e sites de venda do país, o preço de um filhote de pug pode variar de R$ 1.500 a R$ 7.000.
Os valores de um Pug são calculados levando em consideração diversos fatores, como porte do canil, especializações, tipo de reprodução, etc.
Ao optar por comprar um cachorrinho, é importante conhecer seus pais, o local onde são criados e as condições que justifiquem o preço.
Cãezinhos fora do padrão da raça tendem a apresentar mais problemas de pele, físicos e até mesmo neurológicos, por isso, atente-se.
Maaaaas, lembre-se, antes de comprar um cachorro, saiba existem muitos, muitos animais resgatados por ONGs ou abandonados nas ruas. Adotar também é muito legal! 🙂