Faltando pouco menos de uma semana para a Páscoa, as gôndolas e prateleiras dos supermercados estão recheadas de variados tipos e sabores de ovos de chocolate. A boa notícia é que as principais pet shops de todo o Brasil também contam com opções para os cães. Fundada há 9 anos na cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, a V.I.P.dog é uma fabricante especializada em desenvolver versões caninas para o doce mais consumido durante essa época.
Segundo o mestre chocolatier Julius Erwin Kaeser, idealizador da fábrica, é produzida mensalmente quase uma tonelada de chocolate dos mais diversos, como crocante, ao leite, branco, entre outros. “Para a Páscoa, estamos esperando um aumento de 50% na demanda, por isso, estamos produzindo desde janeiro uma quantidade extra para dar conta dos pedidos”.
A fórmula desenvolvida pelo especialista é composta por uma mistura de leite, amido, gordura vegetal, maltodextrina e aroma de baunilha, e como diferencial, não contém açúcar e teobromina, substância contida no cacau e que é altamente tóxica para os cães. “Nosso processo produtivo começa em uma máquina misturadeira, onde os ingredientes são misturados por sete horas”.
Após o processo de mistura, a massa segue para um tanque de homogenização, onde recebe os aromas e palatabilizantes. Nessa etapa a temperatura do chocolate é bruscamente reduzida. “A ideia é dar brilho ao produto e prepará-lo para ser recebido no túnel de resfriamento”, explica o especialista. Depois de fria a massa passa por uma máquina para ser moldada e finalmente, receber uma cobertura extra de chocolate.
Quanto ao setor de embalagem, Julius explica que a fabricante utiliza o sistema flow-pack, que rende maior durabilidade ao chocolate, além de mantê-lo mais fresco e livre de bactérias. Devidamente embalado, o produto é distribuído para todo o Brasil pela Akron, maior distribuidora do mercado pet, responsável pela distribuição de grandes marcas, como a Royal Canin.“Enquanto eu crio os chocolates, o que sei fazer de melhor, eles viabilizam a parte comercial e de vendas”.
Para acompanhar o processo de produção de nossos chocolates, clique aqui e assista matéria feita pelo SBT Paraná.